LEXUS DESIGN AWARD

SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD

Na Lexus, acreditamos que o design enriquece a vida e oferece soluções para a sociedade e o meio-ambiente. É por isso que criamos o Lexus Design Award. Reunindo os melhores inovadores da nova geração, a competição anual internacional procura apoiar e incentivar jovens criadores de todas as áreas. Os designs vão além do domínio da forma e função para gerar soluções que moldam um futuro melhor.

Encerrar vídeo

TEMA DE 2015: SENTIDOS

O Lexus Design Award sempre escolhe temas que incentivam as ideias mais amplas. O evento de 2015, que tem como tema os Sentidos, não é diferente. Os sentidos são inerentes à vida: são o que nos permite perceber o mundo. Com a capacidade de ver, ouvir, sentir, cheirar e saborear, nós nos abrimos para um mundo de possibilidades. Os sentidos levarão o Lexus Design Award um passo à frente. O evento reunirá respostas que exploram os cinco sentidos de formas pioneiras.

Prêmios concedidos

Doze finalistas foram convidados para a Semana de Design de Milão 2015.

Quatro dos doze finalistas receberam até 2.5 milhões de ienes cada para desenvolver um protótipo de seu design com o auxílio de um mentor designado, por meio de sessões em janeiro e março de 2015 .

Os quatro protótipos e oito painéis serão exibidos na exposição da Lexus durante a Semana de Design de Milão em 2015.

Cada um dos ganhadores dos quatro protótipos serão convidados a participar da Semana de Design de Milão 2015, depois da qual será escolhido um único vencedor do grande prêmio.

Nota: Apenas uma pessoa será convidada para representar cada protótipo, independentemente se a criação foi enviada por uma pessoa ou grupo.

Mentores

Arthur Huang

Arquiteto e engenheiro
Formado nos programas de bacharelado em arquitetura pela Universidade de Cornell e de mestrado em arquitetura pela Harvard, Huang desenvolveu um etos de criador/executor multidisciplinar ainda jovem, inspirado pela história, engenharia estrutural e biologia.

Sem precedentes à vista no segmento, ele decidiu abrir uma empresa para desbravar a transformação dos conceitos universalmente aceitos de redução de carbono em produtos/materiais físicos. Huang fundou a MINIWIZ em 2005 em Nova York e em 2006 em Hong Kong. Desde então, a empresa cresceu e se transformou em uma companhia internacional de design e módulos de construção com material ecológico.

Robin Hunicke

Designer de jogos
Robin Hunicke é designer e produtora de jogos, com conhecimento em belas-artes, ciência da computação e estudos aplicados em jogos. Seus títulos incluem o premiado jogo intitulado Journey da PSN, disponível para download, a série Boom Blox de Steven Spielberg para o Nintendo Wii, MySims e The Sims2. No outono de 2012, ela co-fundou o Funomena, um estúdio independente de desenvolvimento de jogos em São Francisco.

Reconhecida como uma mulher influente no universo dos jogos, Robin prega a diversidade de ideias e a participação na cultura e no design de jogos. Ela promove a abordagem MDA para design de jogos, é uma das organizadoras do Experimental Gameplay Workshop anual e presidiu o Festival de jogos independentes IndieCade.

Lyndon Neri e Rossana Hu

Arquitetas e designers interdisciplinares
Lyndon Neri e Rossana Hu, fundadoras da Neri&Hu Design and Research, com sede em Xangai, vem trabalhando em projetos do mundo todo, que incorpora disciplinas interligadas de design para criar um novo paradigma em arquitetura. Em 2014, a revista Wallpaper* anunciou Neri&Hu como Designer do Ano. Em 2013, elas entraram para a Calçada da Fama de Design de Interiores dos EUA.

A Neri&Hu acredita com veemência que pesquisa é a ferramenta chave do design, já que cada projeto traz consigo suas próprias questões contextuais. Prestando serviços de design gráfico e de produto, arquitetura, interiores e plano-mestre, a Neri&Hu reconhece que os problemas contemporâneos relacionados a construções vão além dos limites da arquitetura tradicional. Em vez de começar com um desgin formalista, o trabalho da Neri&Hu baseia-se na interação dinâmica entre experiência, detalhe, material, forma e luz.

Max Lamb

Designer
Um artesão da atualidade, Max Lamb é designer de móveis. A sensibilidade de seu design é expressa por seu conhecimento abrangente de técnicas de fabricação, respeito pelos materiais e habilidade como produtor. Nativo de Cornwall, Max vem improvisando com objetos e envolvendo-se com paisagens físicas desde que era um garotinho, curiosidade que resultou em um mestrado em Design de Produtos na Royal College e depois na fundação de sua oficina de prática de design.

Max explora materiais e processos tradicionais e incomuns, combinando experimento e fundamento lógico para criar móveis e produtos que são honestos e compreensíveis. Max leciona Design de Produto na Royal College of Art e realiza oficinas de design regularmente para empresas e instituições do mundo todo.

JURADOS

Toyo Ito, arquiteto
Arquiteto japonês ganhador do prêmio Pritzker.

Paola Antonelli, curadora
Curadora sênior no departamento de Arquitetura e Design do MOMA, NYC.

Aric Chen, curador
Curador de design e arquitetura do M+ Museum de Hong Kong para cultura visual.

Birgit Lohmann, editora-chefe da Designboom
Designer industrial nascida na Alemanha, editora e uma das fundadoras da designboom.com.

Alice Rawsthorn, comentarista de design
Autora do livro Hello World: Where Design Meets Life e crítica de design para o New York Times e a revista Frieze.

Tokuo Fukuichi, presidente, Lexus International
Ocupou vários cargos relacionados a design na Toyota Motor Corporation, conduzindo-o para a sua atual posição de presidente da Lexus International.

PRÊMIOS DE DESIGN ANTERIORES

Lexus Design Award 2014

Para o segundo Lexus Design Award, escolhemos o tema Curiosidade para desafiar e inspirar os participantes. Com a aplicação da curiosidade de modo criativo, surgiram inovações inesperadas e transformadoras.

O tema Curiosidade desafiou, inspirou e abriu caminho para inovações transformadoras.

Lexus Design Award 2013

Movimento – uma palavra e um conceito relacionados diretamente com a vida cotidiana das pessoas – foi o tema do Lexus Design Award 2013. A Lexus teve participantes inovadores com conceitos, perspectivas e soluções originais, além do profundo entendimento do design da Lexus.

  • Design Award 2013

    Movimento – uma palavra e um conceito relacionados diretamente com a vida cotidiana das pessoas – foi o tema de 2013.

    Mais sobre o Design Award 2013