LEXUS DESIGN AWARD 2020

ONDE A IMAGINAÇÃO E A HABILIDADE SE ENCONTRAM

Desde 2013, o Lexus Design Award apoia designers e criadores para promover ideias e inovações que ajudam a moldar um futuro melhor.

HISTÓRIA DO LDA 2020

PARTE 1

UM DIVISOR DE ÁGUAS

O vencedor Hideki Yoshimoto entrou no mundo do design através do Lexus Design Award. Empoderado pela experiência que adquiriu trabalhando com o designer profissional durante as fases do LDA, preparou um estúdio de engenharia de design, a Tangent, colaborando com várias marcas globais, incluindo Hermes e Globe Trotter.

PARTE 2

ENSINANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO

O Lexus Design Award oferece aos jovens designers a oportunidade única de serem guiados por líderes conhecidos mundialmente, atuantes em uma variedade de categorias. Os juízes e mentores do LDA 2020 contam sobre como eles esperam inspirar a próxima geração de designers a quebrar barreiras, sonhar alto e desenhar um futuro melhor.

PARTE 3

NYC MENTORSHIP

Próximo episódio: previsto para abril 2020

PARTE 4

A REVELAÇÃO

Próximo episódio: Junho 2020

FINALISTAS DO LEXUS DESIGN AWARD 2020

    • Os seis finalistas estão trabalhando sob as orientações dos mentores para desenvolver protótipos que os guiarão para um futuro melhor.

  • Feltscape

    Théophile Peju & Salvatore Cicero
    França & Itália

    Théophile Peju & Salvatore Cicero

    França & Itália

    Feltscape é uma “nuvem de respiração” criada para melhorar o ambiente de trabalho através das interações entre pessoas e espaço, melhorando o bem-estar comum. Peju e Cicero usaram um processo inovador de fabricação que combina técnicas de alta costura e robótica para criar um espaço único que acalma e relaxa as pessoas.

  • Flash Pak

    Yaokun Wu
    China

    Yaokun Wu

    China

    Devido ao aumento dos eventos climáticos extremos, Wu pretende salvar a vida de crianças em condições extremas com o Flash Pak. O inteligente aparato de sobrevivência auxilia os estudantes a ficarem seguros diante de inundações repentinas através de um sistema de navegação tátil e que infla em um dispositivo de flutuação quando a água estiver alta.

  • Lick

    Irina Samolilova
    Rússia

    Irina Samolilova

    Rússia

    O Lick foi desenhado para ser um mini e multifuncional banheiro na ponta dos dedos. O aparelho possui uma superfície de limpeza semelhante à língua de um gato, que captura líquido e impurezas da pele, permitindo a fácil limpeza dessas áreas àqueles que estão sem acesso a um chuveiro. Pequeno e compacto, ele limpa áreas difíceis de alcançar, como as axilas.

  • Open Source Communities

    BellTower
    Quênia

    BellTower

    Quênia

    As comunidades de código aberto desenharam um método para replicar comida sustentável, moradia, energia e uma sociedade saudável através de projetos de código aberto. O objetivo é usar as soluções de hardware e software de código aberto para automatizar tarefas diárias, poupar tempo e dinheiro, e propor maneiras de melhorar rapidamente.

  • Pursewit

    Aqsa Ajmal
    Paquistão

    Aqsa Ajmal

    Paquistão

    Pursewit é uma máquina de costura acessível que utiliza métodos de operação intuitivos e táteis, como um caminho de linha simplificado e feedback em cada etapa para assegurar a conclusão do processo. O projeto visa proporcionar mais oportunidades de emprego às pessoas com deficiência visual, especialmente no Paquistão, onde cerca de 45% da população trabalhadora atua na indústria têxtil.

  • Bio.Scales

    Paul and Garrett Sutherlin Santo
    Estados Unidos

    Paul and Garrett Sutherlin Santo

    Estados Unidos

    Bio.Scales é um sistema de filtragem de ar customizável e modular. Feito a partir de material biopolímero, que extrai e armazena dióxido de carbono e outros componentes nocivos, foi criado para ser reconfigurável e escalável com manutenção mínima e vida útil prolongada.

CONHEÇA OS MENTORES

  • JOE DOUCET

    Founder,
    Joe Doucet X Partners

    JOE DOUCET

    Fundador, Joe Doucet X Partners

    Como designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet encontra soluções para desafios cotidianos e sociais por meio do design, pois acredita que é através dele e do processo de pensamento de um criador que se pode desempenhar um papel maior na inovação e resolução de problemas. Sua obra foi exibida no Museu do Design de Londres e na Bienal Internacional de Design em Saint-Etienne. Em 2017, ele foi nomeado vencedor do Prêmio de Design Nacional Smithsonian Cooper-Hewitt para design de produto, a maior honra em sua área.

  • BETHAN GRAY

    Diretora de Criação,
    Bethan Gray Design

    BETHAN GRAY

    Diretora de Criação, Bethan Gray Design

    Uma das mais célebres designers de móveis e utensílios domésticos do Reino Unido, Bethan Gray representa relevância contemporânea com as técnicas tradicionais que ela pegou de suas viagens e amor pela arte e cultura. Seu estúdio cria coleções artesanais de móveis e acessórios domésticos de luxo que são vendidos por varejistas globais, como Harrods e Liberty. Ela foi nomeada Melhor Designer Britânica pela Elle Decoration em 2013 e expôs seu trabalho em Londres, Milão, Paris, Nova Iorque e Dubai.

  • PHILIPPE MALOUIN

    Diretor,
    Philippe Malouin Studio

    PHILIPPE MALOUIN

    Diretor, Philippe Malouin Studio

    O designer britânico-canadense Philippe Malouin possui um portfólio diversificado que inclui mesas, tapetes, cadeiras, luzes, objetos de arte e instalações. A Academia de Design Eindhoven conta com SCP, Marsotto Edizioni, Residente, Hem e Ace Hotel entre seus clientes. Ele foi coroado Designer do Ano pela revista Wallpaper em 2018 e lecionou no Royal College of Art em Londres de 2012 a 2015.

  • SHOHEI SHIGEMATSU

    Sócio & Diretor,
    OMA Nova Iorque

    SHOHEI SHIGEMATSU

    Sócio & Diretor, OMA Nova Iorque

    Com ênfase na máxima especificidade e design orientado para o processo, Shohei Shigematsu foi a liderança e direção de design para a renovação da sede da Sotheby em Nova Iorque, do Museu Nacional de Arte de Quebec Beaux e do Faena Arts Center em Miami, liderando os projetos desde o início conceitual até a construção concluída. Ele também projetou exposições para Prada, a Bienal de Arquitetura de Veneza e o Museu Metropolitano de Arte, e é um crítico de design em arquitetura na Harvard Graduate School of Design.

CONHEÇA OS JURADOS

  • SIMON HUMPHRIES

    Head, Toyota & Lexus Global Design

    SIMON HUMPHRIES

    Head da Toyota & Lexus Global Design, com mais de 15 anos de experiência em design na Toyota Motor Corporation.

  • PAOLA ANTONELLI

    Curador Sênior de Arquitetura e Design, MoMA

    PAOLA ANTONELLI

    Célebre autora e palestrante que foi listada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo da arte pela revista Surface.

  • Jeanne Gang

    Fundador e sócio, Studio Gang

    Jeanne Gang

    Arquiteta premiada na Torre Aquática em Chicago. Nomeada uma das 100 pessoas mais influentes de 2019 pela TIME.

  • JOHN MAEDA

    Diretor de Experiência, Publicis Sapient

    JOHN MAEDA

    Evangelista do design, palestrante TED e ex-presidente da Escola de Design de Rhode Island.

LEXUS DESIGN AWARD 2019

HIGHLIGHTS

LEXUS DESIGN AWARD 2018

HIGHLIGHTS

2018 PROTOTYPE WINNERS

  • CO-RKs


    DIGITALAB

    Portugal

    Saiba mais

  • Honest Egg


    aesthetid

    Malásia

    Saiba mais

  • Recycled
    Fiber Planter

    Eriko Yokoi

    Japão

    Saiba mais

  • Testing
    Hypotheticals

    Extrapolation Factory

    Estados Unidos

    Saiba mais

    VENCEDOR DO
    GRAND
    PRIX

OS PROTÓTIPOS VENCEDORES

Quatro designers foram escolhidos entre os 12 finalistas para criar um protótipo de seus projetos sob a orientação de uma equipe de criadores renomados.

O vencedor do Grand Prix do Lexus Design Award 2018 será anunciado na Semana de Design de Milão em abril de 2018.

aesthetid/ Malásia

Mentor: Jessica Walsh

Conectando tecnologia e design para mostrar quando um ovo está no prazo de consumo.

Honest Egg é um indicador intuitivo e simples que alerta quando um ovo está na data recomendada para consumo. Os usuários podem observar uma imagem gráfica ou palavra na casca de ovo para determinar se ele está ideal para consumo ou não.

DIGITALAB/ Portugal

Mentor: Lindsey Adelman

Um sistema que conecta fio de cortiça a um processo computacional, gerando produtos com foco em design.

O CO-RKs é um sistema generativo que usa um algoritmo avançado para criar formas e espaços otimizados a partir de fibras feitas de cortiça. Isso permite a criação de produtos e itens como lâmpadas, cadeiras, mesas e sistemas de exposições adaptados a funções específicas.

Eriko Yokoi/ Japan

Mentor: Sou Fujimoto

Co-fusão têxtil e design verde para reutilizar roupas usadas.

Este projeto busca criar um substituto para o solo, denominado “solo de fibra”, reciclando roupas antigas feitas de fibra de poliéster. Ao combinar um material com baixo potencial de reciclagem com materiais mais recicláveis, as chances de reutilização são aumentadas.

Extrapolation Factory / Estados Unidos

Mentor: Formafantasma

Um site de teste pensado colaborativamente que explora as relações entre pessoas e seus arredores.

A Exploration Factory propõe a criação de um workshop sobre o futuro, para trabalhar com nos bairros visando espaços que poderiam ser usados como base de teste para novos modos de vida. Eles desenvolverão ideias para explorar e abordar questões identificadas através do desenvolvimento em um local de teste.

MANTENHA-SE INFORMADO

O Lexus Design Award celebra e incentiva design com propósito do mundo todo. Deixe seu nome e endereço de e-mail conosco para ser avisado quando houver novidades.

Please provide your name.
Please provide your email address.
 

SAIBA MAIS SOBRE A LEXUS