Lexus DESIGN AWARD

ONDE A IMAGINAÇÃO E A HABILIDADE SE ENCONTRAM

Desde 2013, o Lexus Design Award apoia designers e criadores para promover ideias e inovações que ajudam a moldar um futuro melhor.

    • PROJETANDO PARA UM AMANHÃ MELHOR

      O Lexus Design Award é uma competição internacional anual que inspira a próxima geração de talentos criativos a propor soluções que antecipem as necessidades das pessoas e da sociedade. Seu objetivo é abordar os desafios de hoje utilizando-se de projetos de design inovadores e cativantes para tornar o mundo um lugar melhor.

  • Renda Algorítica

    LISA MARKS
    Estados Unidos

    VENCEDOR DO
    GRAND
    PRIX

    LISA MARKS

    Estados Unidos

    Mentor: TBA

    Marks cria sutiãs por modelos computacionais personalizados para mulheres que foram submetidas a uma mastectomia, com o conforto e a confiança em mente. O projeto aproveita o poder do design algorítmico e aplica-o de uma nova maneira que permite a criação de formas personalizadas, além de revitalizar uma técnica de artesanato queentrou em declínio.

  • Arenófilo

    REZZAN HASOGLU
    Turquia

    REZZAN HASOGLU

    Turquia

    Mentor: TBA

    Em seu projeto, Hasoglu explora o potencial da areia combinando-a com vidro, alginato, bentonita e explorando a experiência tátil, a estrutura, a experiência eas necessidades do usuário, os padrões de areias, as texturas e a compatibilidade de materiais. Seu objetivo é criar uma coleção de móveis cativante e sustentável a partir de areia do deserto.

  • Baluto

    JEFFREY DELA CRUZ
    Filipinas

    Jeffrey Dela Cruz

    Filipinas

    Mentor: TBA

    Baluto é um sistema de alojamento modular projetado para resistir a terremotos e grandes inundações. O projeto visa criar um modelo de habitação anfíbia utilizando bambu como material de construção. O projeto maximiza o espaço criando uma área multifuncional que pode ser convertida em diferentes espaços de convivência com o uso de mobília flexível.

  • Jato verde de energia

    DMITRIY BALASHOV
    Rússia

    Dmitriy Balashov

    Rússia

    Mentor: TBA

    Balashov criou um projeto para uma turbina que coleta e reutiliza a energia emitida pelas aeronaves durante a decolagem. O projeto visa coletar e acumular energia das pistas de alguns dos principais aeroportos do mundo.

  • Hydrus

    SHUZHAN YUAN
    China

    Shuzhan Yuan

    China

    Mentor: TBA

    Neste projeto, Yuan visa abordar o impacto negativo dos derramamentos de óleo no mar para o meio ambiente e para o desenvolvimento humano. O Hydrus foi projetado como um equipamento de tratamento de emergência que repensa o método convencional de limpeza para uma solução mais rápida e eficiente.

  • Solgami

    PREVALENT (BEN BERWICK)
    Australia

    Prevalent (Ben Berwick)

    Australia

    Mentor: TBA

    Este projeto responde à necessidade de desenvolver uma tecnologia acessível de geração de energia solar para habitações modernas. O Solgami torna acessíveis métodos de geração de energia individualizados e sob medida para aqueles que vivem em acomodações temporárias, apartamentos ou espaços sem uma área externa. Solgami substitui as persianas e gera eletricidade para a iluminação interna do espaço.

A HISTÓRIA DO LDA

PARTE 1

UMA VISÃO DE INOVAÇÃO

O Lexus Design Award convida designers de todo o mundo com visão de futuro a antecipar desafios e desenvolver soluções inovadoras. Os finalistas receberão orientação e financiamento exclusivos para criar um protótipo que será apresentado na Semana de Design de Milão.

Explore as possibilidades de novos talentos para projetar um futuro melhor.

PARTE 2

PROMOVENDO NOVAS IDEIAS

A essência do Lexus Design Award é a busca por ideias e projetos de design que podem mudar o mundo. A plataforma oferece aos designers promissores a chance de ver seus projetos ganhando vida e contribuindo para a construção de um futuro melhor para a sociedade.

PARTE 3

MENTORIA EM NYC

O Lexus Design Award acredita que os processos colaborativos resultam em melhor design. Os seis finalistas deste ano tiveram a oportunidade de trabalhar com quatro mentores em Nova York para refinar suas ideias de design para um futuro melhor.

PARTE 4

CAMINHO PARA MILÃO

O Lexus Design Award culmina na Semana do Design de Milão, o maior evento de design do mundo. As obras dos seis finalistas estarão em exibição na exposição imersiva Leading with Light, que celebra a inovação e o design.

CONHEÇA OS MENTORES

  • JESSICA ROSENKRANTZ

    Designer e programadora

    JESSICA ROSENKRANTZ

    Designer e programadora

    Co-fundadora e diretora criativa do Nervous System, Jessica Rosenkrantz estudou Biologia e Arquitetura no MIT e Arquitetura na Harvard Graduate School of Design. Seu trabalho é inspirado pela simulação de processos naturais para criar designs únicos. Ela contribuiu para a aplicação de novas metodologias de design, como sistemas generativos e impressão 3D. Seus projetos são apresentados na coleção permanente do Museu de Arte Moderna, no Museu de Belas Artes de Boston, bem como no Cooper-Hewitt, do Smithsonian Design Museum.

  • SEBESTIAN WRONG

    Designer de produto e criador

    SEBESTIAN WRONG

    Designer de produto e criador

    Originalmente um estudante de escultura, Sebastian Wrong alcançou grande sucesso e aclamação da crítica na criação e design de produtos. Desde a fundação de sua produtora em 2001, ele trabalhou em projetos de galerias, móveis, iluminação e acessórios, e criou produtos de grande sucesso comercial e de crítica para algumas das principais marcas do mundo. Sebastian é membro fundador e diretor de design da empresa britânica Established & Sons. Ele também ensinou no Royal College of Art, em Londres, e na ECAL, na Suíça.

  • SHOEHEI SHIGEMATSU

    Arquiteto

    SHOEHEI SHIGEMATSU

    Arquiteto

    Shohei Shigematsu é parceiro da OMA desde 2008. Ele trabalhou em projetos para o Museu Nacional de Belas Artes de Quebec e no Fórum Faena em Miami Beach, e liderou a exposição Manus x Machina do Metropolitan Museum of Art Costume Institute 2016: Fashion in the Age of Technology. Incorporando o espírito de "Design para um futuro melhor", o envolvimento de Shohei com as condições urbanas inclui um novo centro cívico em Bogotá, um projeto de estratégia de águas urbanas pós-furacão Sandy em Nova Jersey e um centro de alimentos em Louisville.

  • JAIME HAYON

    Artista e designer

    JAIME HAYON

    Artista e designer

    Jaime Hayon é um designer industrial por formação, reconhecido mundialmente como um visionário criativo dos nossos tempos. Ele se mudou para a Itália em 1997 para se juntar à academia de pesquisa de comunicação Fabrica, onde liderou o departamento de design até sair em 2003 para dedicar-se totalmente a projetos pessoais. Sua visão artística veio à tona com as instalações 'Mediterranean Digital Baroque' e ‘Mon Cirque’, que combinam arte, decoração e design. Desde então, suas obras têm participado de exposições e coleções permanentes em grandes galerias e museus de todo o mundo, como o MAK Vienna, o Groninger Museum, a Aram Gallery, o London Design Museum, o mudac Museum, a Galerie Thomas Modern, o Walker Art Center e o Centre Georges Pompidou.

APRESENTANDO OS JUÍZES

  • YOSHIHIRO SAWA

    Vice-presidente executivo da Lexus International

    YOSHIHIRO SAWA

    Ocupou vários cargos relacionados a projetos na Toyota Motor Corporation, chegando ao cargo de Diretor de Design Global, Divisão de Planejamento.

  • PAOLA ANTONELLI

    Curador

    PAOLA ANTONELLI

    Curador sênior do departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova York.

  • SIR DAVID ADJAYE

    Arquiteto

    SIR DAVID ADJAYE

    Lead designer do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. Reconhecido pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes.

  • JOHN MAEDA

    Tecnólogo

    JOHN MAEDA

    Head global de Design Computacional e Inclusão do Automattic. Ex-Presidente da Rhode Island School of Design.

LEXUS DESIGN AWARD 2018

HIGHLIGHTS

2018 PROTOTYPE WINNERS

  • CO-RKs


    DIGITALAB

    Portugal

    Saiba mais

  • Honest Egg


    aesthetid

    Malásia

    Saiba mais

  • Recycled
    Fiber Planter

    Eriko Yokoi

    Japão

    Saiba mais

  • Testing
    Hypotheticals

    Extrapolation Factory

    Estados Unidos

    Saiba mais

    VENCEDOR DO
    GRAND
    PRIX

OS PROTÓTIPOS VENCEDORES

Quatro designers foram escolhidos entre os 12 finalistas para criar um protótipo de seus projetos sob a orientação de uma equipe de criadores renomados.

O vencedor do Grand Prix do Lexus Design Award 2018 será anunciado na Semana de Design de Milão em abril de 2018.

aesthetid/ Malásia

Mentor: Jessica Walsh

Conectando tecnologia e design para mostrar quando um ovo está no prazo de consumo.

Honest Egg é um indicador intuitivo e simples que alerta quando um ovo está na data recomendada para consumo. Os usuários podem observar uma imagem gráfica ou palavra na casca de ovo para determinar se ele está ideal para consumo ou não.

DIGITALAB/ Portugal

Mentor: Lindsey Adelman

Um sistema que conecta fio de cortiça a um processo computacional, gerando produtos com foco em design.

O CO-RKs é um sistema generativo que usa um algoritmo avançado para criar formas e espaços otimizados a partir de fibras feitas de cortiça. Isso permite a criação de produtos e itens como lâmpadas, cadeiras, mesas e sistemas de exposições adaptados a funções específicas.

Eriko Yokoi/ Japão

Mentor: Sou Fujimoto

Co-fusão têxtil e design verde para reutilizar roupas usadas.

Este projeto busca criar um substituto para o solo, denominado “solo de fibra”, reciclando roupas antigas feitas de fibra de poliéster. Ao combinar um material com baixo potencial de reciclagem com materiais mais recicláveis, as chances de reutilização são aumentadas.

Extrapolation Factory / Estados Unidos

Mentor: Formafantasma

Um site de teste pensado colaborativamente que explora as relações entre pessoas e seus arredores.

A Exploration Factory propõe a criação de um workshop sobre o futuro, para trabalhar com nos bairros visando espaços que poderiam ser usados como base de teste para novos modos de vida. Eles desenvolverão ideias para explorar e abordar questões identificadas através do desenvolvimento em um local de teste.

LEXUS DESIGN AWARD 2017

HIGHLIGHTS

SEMANA DE DESIGN DE MILÃO 2017

 

  • Em abril, a Lexus participou do maior evento de design do mundo pela décima vez, reforçando a eterna paixão da marca por inovação e trabalho artesanal.

    O espaço da Lexus na Semana de Design de Milão apresentou os trabalhos dos 12 finalistas do Lexus Design Awards 2017. Os seus desenhos conceituais e protótipos traduziram a filosofia da Lexus aplicada de maneira original e inovadora.

    Saiba mais sobre a Semana de Design de Milão

2017 PROTOTYPE WINNERS

  • PIXEL


    HIROTO YOSHIZOE

    Japão

    Saiba mais

    VENCEDOR DO
    GRAND
    PRIX
  • Não ter nada,
    mas ainda assim possuir tudo

    AHRAN WON

    Coreia

    Saiba mais

  • Musicista da
    Flauta P

    JIA WU

    China

    Saiba mais

  • Estrutura de Cores
    - Estática, Mas Mutável

    JESSICA FÜGLER

    Estados Unidos

    Saiba mais

OS PROTÓTIPOS VENCEDORES

Dentre os 12 Finalistas, quatro designers foram selecionados para desenvolver seus protótipos com a ajuda de mentores.

O vencedor do Grand Prix do Lexus Design Awards 2017 - PIXEL, de Hiroto Yoshizoe - foi anunciado em abril na Semana de Design de Milão 2017.

AHRAN WON / Coreia

Mentor: Neri & Hu

Não ter nada, mas possuir tudo.

Qual o significado dos objetos nas nossas vidas? Esta cápsula móvel transcende a sua função como um recipiente e permite uma vida minimalista graças a sua mobilidade e multifuncionalidade.

HIROTO YOSHIZOE / Japão

Mentor: Snarkitecture

Uma estrutura para experimentar a existência da luz, mesmo nas sombras.

Não imposta se há um lustre reluzente ou uma passagem de luz solar em um quarto escuro, a luz e as sombras coexistem como elementos contrastantes em nossas vidas diárias. Ao converter a luz e as sombras em formas claras e sensíveis, o PIXEL nos permite experimentar a relação de entrelaçamento entre elas.

JIA WU / China

Mentor: Max Lamb

Um vegetais que também é instrumento musical e cria uma experiência de aprendizagem divertida.

Este sistema modular ajuda crianças a explorarem a música, conectando-as a objetos do cotidiano através da invenção imaginativa e da criatividade musical. O instrumento é composto por diferentes bocais, furos e conectores, permitindo que as crianças criem seus próprios instrumentos musicais com objetos do dia-a-dia.

JESSICA FÜGLER / Estados Unidos

Mentor: Elena Manferdini

Uma estrutura estática, contudo, mutável, dependendo do ponto de vista.

Na natureza, a cor é criada quando a luz é curvada por características estruturais microscópicas, como as células das penas dos pássaros. Este projeto manifesta abstratamente este fenômeno estrutural de cores através de estruturas de larga escala, cujas superfícies são alteradas com base na perspectiva do espectador.

MANTENHA-SE INFORMADO

O Lexus Design Award celebra e incentiva design com propósito do mundo todo. Deixe seu nome e endereço de e-mail conosco para ser avisado quando houver novidades.

Please provide your name.
Please provide your email address.
 

SAIBA MAIS SOBRE A LEXUS