Thoughtful
Design

LUXO NOS DETALHES

Definindo o estilo básico e a filosofia de todos os produtos da Lexus, o L-finesse descreve uma concepção de design única e dinâmica. A filosofia de design do L-finesse foca, de forma resoluta, em uma experiência superior e distinta ao dirigir — em meio a uma profusão de tecnologia complexa.

O TOQUE DE TAKUMI

Perfeição não é algo que pode ser determinado pela mais avançada tecnologia. Entre em cena Takumi, artesãos mestres que dedicaram-se a vida toda a aperfeiçoar um conjunto de habilidades pessoais. Os takumi da Lexus fazem o trabalho que máquinas e robôs jamais serão capazes de fazer. É só depois de aplicarem seu toque de mestre a um Lexus que nasce a alma da máquina.

EXPLORE A ARTE E AS TEXTURAS DO L-FINESSE

O "design bem pensado" transmite ao motorista e aos passageiros a sensação e a experiência proporcionadas por um Lexus. Conheça abaixo os principais elementos de design, a arte e as texturas desenvolvidas pelos artesãos especialistas da Lexus.

  • ORNAMENTAÇÃO
    SHIMAMOKU

    ORNAMENTAÇÃO SHIMAMOKU

    Uma das primeiras coisas que se nota ao entrar em um Lexus é a decoração de couro que adorna o volante, o painel de instrumentos e os painéis das portas. Embora pareçam simples, a fabricação dessas peças de shimamoku tem, na verdade, um processo longo e detalhado, exigindo 38 dias e 67 etapas específicas.

    Primeiro, a madeira Agathis é prensada, tratada e cortada em folhas bem finas. Em seguida, aplica-se uma técnica complexa de camadas, alternando faixas de cores contrastantes à medida que a madeira é modelada, lixada, polida e envernizada à mão, sob as vistas exigentes de um artesão mestre.

    O resultado é uma ornamentação shimamoku que proporciona uma sensação de amplitude sem austeridade e de opulência sem ostentação.

  • A GRADE EM FORMA DE
    COLMEIA

    A GRADE EM FORMA DE COLMEIA

    A grade em forma de colmeia, componente visual elegante e arrojado que anuncia a linguagem de design do futuro da Lexus, é um selo de autenticidade da marca.

    Foi necessário um inacreditável volume de trabalho de desenvolvimento para produzi-la como a personificação perfeita da Lexus. Centenas de desenhos e moldes de argila entraram em cena, com cada parte da grade esculpida e posicionada com a menor margem possível. O resultado final é uma grade com superfície sem emendas, partes uniformes parcialmente ocultas produzidas e acabadas de acordo com padrões rígidos.

  • PEÇAS DE
    FIBRA DE CARBONO

    PEÇAS DE FIBRA DE CARBONO

    Para desenvolver os componentes de fibra de carbono ultraleves utilizados no supercarro LFA foi inventada uma máquina especial chamada de tear circular. Entrelaçando até 24 mil fios de fibra de carbono (cada um deles com 1/10 da largura de um fio de cabelo humano), o tear cria estruturas sem emendas, 30% mais leves que alumínio, mas que são capazes de resistir à força de ventos de até 325 quilômetros por hora.

    Altamente desejável tanto por seu desempenho quanto por suas aplicações cosméticas, esse material agora pode ser encontrado em alguns veículos da Lexus, mais notadamente nos modelos F.

  • PALETA CROMÁTICA
    EXCLUSIVA

    PALETA CROMÁTICA EXCLUSIVA

    Um dos principais motivos que fazem cada Lexus parecer único é a pintura. Como cada modelo tem seu próprio estilo, os designers da Lexus desenvolveram e criaram cores inteiramente novas para combinar. O processo, que pode levar até dois anos, assegura que cada cor expresse as características únicas do veículo.

    O RC F, por exemplo, marca a introdução de duas novas cores — Sobreposição contrastante de azul vivo e Laranja lava com brilho de cristal. Há atualmente centena de cores catalogadas e em estudo na paleta de cores da Lexus.

  • RODAS FORJADAS
    LAPIDADAS

    RODAS FORJADAS LAPIDADAS

    Em uma ampla fábrica a 250 quilômetros de Tóquio, um grupo de 300 especialistas produz algumas das rodas mais procuradas do mundo. Além de as rodas forjadas serem mais resistentes que as fundidas, elas são bem mais leves.

    Tudo começa com o aquecimento de uma peça redonda de lingote de alumínio a 480°C. Depois, ela é colocada em uma grande prensa hidráulica de três andares e 9 mil toneladas cúbicas são despejadas nesse lingote aquecido para formar um molde. O processo é repetido duas vezes até que a frente da roda ganhe forma. Depois disso, aplica-se rotação, estiramento e resfriamento ao metal para ajudar a reter sua resistência e leveza.

    Por fim, para criar a forma e o acabamento de espada de samurai vistos nas rodas da série F, executa-se um processo adicional de lapidação. Nesse dispendioso processo de polimento, os raios e aros da roda são aplainados com lâminas de diamante por um cortador especializado para produzir uma superfície metálica lisa e plana com margens finas.

  • ACABAMENTO DE
    PIANO DE CAUDA

    ACABAMENTO DE PIANO DE CAUDA

    Antes reservado apenas para pianos de cauda europeus, um processo denominado "steel kenma" é aplicado à madeira shimamoku vista no volante, nos painéis laterais e no painel de instrumentos de alguns modelos da Lexus.

    Arranhões microscópicos na superfície de peças acabadas com camada de verniz tiram o brilho da shimamoku e deixam para trás um acabamento elegante e luxuoso visto apenas em pianos europeus. Executado pela Yamaha, esse processo só pode ser realizado com o trabalho de um artesão dedicado. Não pode ser executado por qualquer pessoa.

    Além do apelo estético, esse acabamento também serve para remover qualquer reflexo do verniz, que poderia distrair os motoristas.

  • DEDICAÇÃO À
    PERFEIÇÃO

    DEDICAÇÃO À PERFEIÇÃO

    Artesãos altamente qualificados da planta de Cambridge, Ontário, inspecionam fisicamente cada parte visível de um Lexus recém-fabricado.

    Com 1.800 inspeções e 4.000 medições, todo e qualquer defeito encontrado é corrigido imediatamente, qualquer imperfeição é rastreada até sua origem e todas as providências cabíveis são tomadas para garantir que o mesmo erro nunca volte a ocorrer.

    Como resultado desse intensivo controle de qualidade, a planta de Ontário tem produzido carroçarias com índice de precisão de 98% por mais de uma década, o mais alto nível de montagem possível. Esse é o tipo de dedicação à perfeição com que a Lexus se compromete em sua busca por ausência de erros.

  • O ASSENTO
    PERFEITO

    O ASSENTO PERFEITO

    Um dos desafios para criar um assento de carro perfeito é o equilíbrio entre conforto e estilo que os engenheiros precisam encontrar, já que um assento com ótima aparência não é necessariamente confortável. No entanto, o Lexus NX F SPORT tem um assento com o melhor dos dois mundos.

    Seu exclusivo processo de acolchoamento, com um complexo padrão de costura entrelaçada em forma de xícara, proporciona um toque a mais de classe e aumenta a resistência e o conforto do material. O belo couro artesanal tingido que reveste o assento e funciona perfeitamente com a almofada integrada anatômica, oferece apoio extra e proporciona uma dose extraordinária de luxo.

  • INOVAÇÃO NOS
    MÍNIMOS DETALHES

    INOVAÇÃO NOS MÍNIMOS DETALHES

    Um efeito da concepção do L-finesse da Lexus é o seu inovador porta-copos. Revestido com borracha de elastômero (material de alto atrito geralmente encontrado nas solas de tênis), esse porta-copos, projetado especificamente para essa finalidade, permite que o motorista ou o passageiro do banco dianteiro tire a tampa de uma garrafa de água com apenas uma mão. Também é resistente ao acúmulo de poeira, fácil de limpar e não deforma quando em contato com óleo e gordura. Esse simples porta-copos é um bom exemplo do compromisso da Lexus com a inovação, até mesmo nos pequenos detalhes.

SAIBA MAIS SOBRE A LEXUS

Comentários sobre o site